Literatura Plus Size: 5 livros que te ajudarão a amar seu corpo
O caminho para o corpo livre em uma sociedade gordofóbica pode ser longo e tortuoso. Para te ajudar a navegar esse caminho da melhor forma possível, nós da Divas Plus, compilamos uma lista de livros de autoras mulheres que conseguiram chegar do outro lado dessa batalha interna vitoriosas e decidiram compartilhar suas experiências através de livros que trazem ensinamentos, dicas importantes e histórias inspiradoras de libertação e auto aceitação para te ajudar no seu próprio processo de auto-amor e desconstrução:
Fome por Roxanne Gay
Roxanne Gay é uma escritora estadunidense negra que nesse livro conta em detalhes o trauma que a levou ao ganho de peso, a partir de um ponto de vista psicológico e pessoal. Ela também conta histórias de gordofobia social e como uma ‘gorda maior’, muitas vezes tem problemas no que deveria ser experiências simples, como voar de avião e mais.
Nesse livro, explora também seus relacionamentos e vida profissional, além de seu relacionamento com sua família e o preço de ter aprendido desde como “boas meninas” devem se comportar.
Gorda não é palavrão por Flúvia Lacerda
Flúvia Lacerda é uma modelo internacional nascida no Brasil descoberta enquanto andava de ônibus nos Estados Unidos. Desde então, sua carreira já alcançou grandes patamares e até mesmo chegou a ser comparada com a modelo Gisele Bündchen, o que lhe rendeu o apelido de Gisele Bündchen Plus Size.
Nesse livro, Flúvia conta como nasceu em uma família de pessoas gordas e sua experiência com seu próprio corpo, sempre banhada em auto aceitação e sem a pressão gordofóbica por parte de sua família.
Flúvia compartilha uma visão rara em literatura gorda, uma que não cresceu enraizada em ódio e embebida na necessidade de emagrecer para ser feliz.
Meu corpo, Minhas medidas por Virgie Tovar
Virgie Tovas é uma autora e ativista americana especialista em discriminação baseado no peso e imagem.
Esse livro traz o estudo da gordofobia como ponto principal, discutindo tópicos como restrições alimentares, a cultura da dieta, inferioridade internalizada e mais da realidade e inferiorização da pessoa gorda devido às pressões impostas pela sociedade.
Pare de se odiar por Alexandra Gurgel
Alexandra Gurgel se tornou uma importante voz no movimento de auto amor e é uma referência no mundo plus size. Tendo criado o Movimento Corpo Livre do país, uma tradução do movimento “Body Positive” nos Estados Unidos, deu nome a uma revolução de auto-amor sem precedentes.
Nesse livro, traz sua história até o momento em que conheceu o movimento “body positive” e decidiu tratar seu corpo com mais amor.
Comece a se amar por Alexandra Gurgel
O segundo livro escrito pela influencer e criadora do Movimento Corpo Livre, Alexandra Gurgel – que chegou a ser citado por Tiago Abravanel em suas discussões sobre gordofobia durante sua participação no programa Big Brother Brasil 2022.
O livro, publicado em 2021, conta como tem sido sua vida após se desconstruir de todo o ódio estético que a sociedade lhe impôs desde cedo. Trazendo de uma maneira leve, reflexões e dicas de como podemos nos libertar e viver verdadeiramente em corpos livres.
+ Recomendação Especial:
O mito da beleza por Naomi Wolf
Naomi Wolf é uma jornalista estadunidense e ícone feminista que ficou internacionalmente famosa após a publicação de seu primeiro livro, “O Mito da Beleza”, em 1990.
Esse livro não é exatamente Literatura Plus Size, já que Naomi não é gorda ou reporta com foco sob essa perspectiva. Mas achamos importante adicionar a lista pois discute a razão por trás da imposição de padrões nos corpos de mulheres pela sociedade e como essa exigência faz com que seja cada vez mais difícil a ascensão de mulheres socialmente.
O best-seller é considerado um marco da 3ª onda do movimento feminista e um importante livro para entender como o patriarcado usa de vários artifícios e impulsiona a sociedade a impor pressões para controlar todos os aspectos da vida das mulheres para mantê-las controladas e evitar que se sobressaiam.
Pronta para dar o próximo passo em seu caminho para o Corpo Livre?
Nós da Divas Plus, temos uma grande seleção de biquínis e maiôs plus size que vestem até o tamanho 64. Todos os modelos feitos com designs pensados para acentuar o que o corpo gordo tem de melhor de uma forma confortável e estilosa.
Comments